SIGN IN

ESG Termos

Termos

Definição

B Corp

Uma Empresa B certificada ou B Corp é uma companhia que além de produzir lucro se compromete voluntariamente a cumprir os padrões sociais e ambientais estabelecidos pelo B Lab. Esse compromisso é reavaliado a cada 3 anos.

Biodiversidade

A biodiversidade refere-se à medida de variedade natural que compreende desde a genética a ecossistemas completos, abrangendo todos os processos evolutivos, ecológicos e culturais que sustentam e afetam a vida na Terra.

Bioenergia

Bioenergia é uma forma de energia renovável derivada de matéria orgânica conhecida como biomassa. Pode incluir qualquer coisa, desde plantas e madeira até resíduos de alimentos e esgoto.

Biocombustíveis

Os biocombustíveis são combustíveis líquidos obtidos a partir de biomassas como de açúcar, amido, oleaginosas e gordura animal. Os biocombustíveis mais utilizados são o etanol e o biodiesel, que são biocombustíveis de primeira geração.

Biogás

O biogás é produzido a partir da decomposição de matéria orgânica como restos de alimentos ou dejetos de animais, na ausência de oxigênio, por meio de um processo chamado digestão anaeróbia. Isso pode ocorrer naturalmente ou como parte de um processo industrial intencional.

Biomimética

A biomimética é a emulação de processos ou estruturas naturais para enfrentar desafios humanos específicos. Por exemplo, os cupinzeiros que inspiraram o projeto arquitetônico de estruturas de resfriamento passivo ou o formato de algumas sementes de plantas que inspiraram a criação do velcro.

Captura e armazenamento de carbono (CCS, sigla em inglês)

O CCS é o processo de captura das emissões de dióxido de carbono de processos industriais, seguido por seu armazenamento no subsolo, onde é injetado em formações geológicas para seu armazenamento permanente. O CO2 é separado de outros gases emitidos pelos processos industriais, comprimido e transportado por barco, caminhão ou duto até o local de armazenamento.

Pegada de carbono

É a quantidade total de gases de efeito estufa gerados por todas as atividades de um indivíduo ou empresa, expressa como equivalente de dióxido de carbono.

Compensação de carbono

É a compensação por emissões que paga pela redução de emissões ou pelo aumento no armazenamento de carbono (por exemplo, por meio da recuperação da terra, plantio de árvores ou proteção de um determinado ecossistema). É realizada por meio de créditos de compensação que transferem o benefício líquido de uma entidade para outra.

Sequestro de carbono

É o processo de captura e armazenamento de dióxido de carbono atmosférico.

CDP (sigla em inglês)

Climate Disclosure Project (Projeto de divulgação sobre questões climáticas, tradução livre). O CDP é uma organização sem fins lucrativos que oferece um sistema de divulgação global para investidores, empresas e até estados e regiões que permite administrar seu impacto ambiental.

Economia circular

A economia circular é um modelo de produção e consumo que visa reduzir ao mínimo os resíduos e prolongar o ciclo de vida dos produtos do dia a dia por meio do compartilhamento, reparo, reciclagem e renovação de materiais e artigos durante o maior tempo possível.

Ação climática

Refere-se ao conjunto de atividades, mecanismos e instrumentos políticos cujo objetivo é reduzir a gravidade das mudanças climáticas provocadas pelo homem e seus impactos.

Mudança climática

A mudança a longo prazo dos padrões de temperatura e climáticos que pode ser relativa a um determinado local ou ao planeta como um todo. É comumente usada para se referir à elevação recente das temperaturas no mundo em consequência da ação humana.

Clima positivo / Carbono negativo

O clima positivo (ou positivo para o clima) e o carbono negativo compartilham o mesmo significado: absorver as emissões de CO2 para a atmosfera e reduzir o máximo possível o impacto de novas emissões (emissões líquidas zero de carbono). Portanto, ser "clima positivo exige" que uma organização implemente novas medidas para equilibrar ou reduzir as emissões existentes, como a compensação de carbono.

Consumo

É o índice de uso de um determinado recurso ou material.

RSC

Responsabilidade Social Corporativa A RSC refere-se às políticas ou ações implementadas por corporações que se destinam especificamente a produzir benefícios sociais para a comunidade global.

CSRD (sigla em inglês)

Corporate Sustainability Reporting Directive (Diretrizes de declaração de sustentabilidade corporativa). Uma regulamentação da UE que exige que todas as grandes empresas com operações no bloco divulguem informações específicas e não financeiras sobre impactos ambientais e sociais.

DEI

Diversidade, Equidade e Inclusão São os esforços de uma organização para apoiar e acolher pessoas de origem menos privilegiada ou com menor representatividade historicamente.

Dupla materialidade

A dupla materialidade é o conceito que expande os padrões contábeis incluindo tanto os impactos relacionados ao clima sobre a organização quanto o impacto da própria organização sobre o clima.

“Downstream”

É a etapa final na produção e venda de mercadorias que geralmente é o aspecto de uma empresa voltado ao consumidor, embora também possa se referir às vendas B2B. Por exemplo, no caso de empresas petrolíferas, as operações downstream podem incluir postos de gasolina ou outros pontos de venda a varejo.

Due Diligence

Processo de avaliação geralmente realizado pelo comprador durante a negociação para estabelecer ou verificar os compromissos de ASG de uma empresa em termos reais. Esse processo ajuda a mitigar a exposição aos riscos e tende a mensurar a resiliência climática a longo prazo, eventuais abusos de direitos humanos, impacto ambiental, entre outros.

Materialidade dinâmica

É o conceito de que a materialidade financeira de uma questão pode mudar com base em circunstâncias previstas ou imprevistas. Esse conceito foi popularizado por um paper do Fórum Econômico Mundial de 2020 que tratava do impacto da pandemia.

“E-fuels”

Uma alternativa aos combustíveis fósseis produzida usando energia renovável, água e CO2 do ar. Visto que essa alternativa não libera CO2 adicional, esses combustíveis são neutros para o clima e também podem ser usados em todos os ICEs modernos.

Eletricidade

De acordo com o Protocolo GHG, a eletricidade é usada para representar todas as emissões de eletricidade, vapor e processos ou compras de aquecimento/resfriamento.

ASG

ASG significa Ambiental, Social e Governança. São 3 fatores essenciais usados para avaliar o desempenho em matéria de sustentabilidade de uma organização. O ASG oferece aos investidores e outras partes interessadas uma visão integral do desempenho da organização, não apenas da sua pegada ambiental.

Integração de ASG

É a incorporação de dados e desempenho de ASG nas decisões sobre investimento para minimizar a exposição aos riscos climáticos e sociais.

Relatório de ASG ou não financeiro

É a divulgação de informações relacionadas ao desempenho não financeiro de uma empresa, em geral, de acordo com uma estrutura específica ou um conjunto de padrões. (ex., GRI, SASB)

Taxonomia da UE

Um sistema de classificação estabelecido pela União Europeia que define uma lista de atividades ambientalmente sustentáveis, bem como critérios de sustentabilidade corporativa. O objetivo é aumentar as atividades de investimento sustentável na Europa e ajudar a implementar o pacto ecológico europeu.

Matérias-primas

São os materiais biológicos renováveis usados em um processo industrial ou como fonte de combustível. As matérias-primas para o biodiesel, por exemplo, podem ser gordura animal, óleo vegetal ou algas.

Fugitivos

São emissões acidentais não capturadas por um sistema de captura, geralmente causadas por vazamentos de equipamentos, evaporação ou distúrbios causados pelo vento durante as atividades industriais ou outros processos de emissões intensivas.

Protocolo GHG (GEE, em português)

Uma estrutura global padronizada abrangente para medir e administrar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) nas operações do setor público e privado, cadeias de valor e ações de mitigação.

Títulos verdes (Green Bonds)

Um tipo de título emitido por uma organização privada ou pública para financiar um projeto com compromissos específicos com KPI relacionados ao clima ou ao meio ambiente.

Tarifa verde

Um programa usado em mercados consumidores em que os fornecedores equiparam uma determinada quantidade de energia comprada por um cliente com a quantidade que compram de fontes renováveis. O objetivo é que quanto maior for o número de clientes que optam pela tarifa verde, maior será o total de eletricidade renovável disponível nas redes de energia nacionais.

Gases de efeito estufa

São os gases que contribuem diretamente para o efeito estufa, retendo a radiação infravermelha na atmosfera.

“Greenwashing”

É o processo de criação de uma falsa imagem ou impressão enganosa de sustentabilidade de uma empresa, que vão além dos seus compromissos reais.

GRI

Global Reporting Initiative. É uma organização sem fins lucrativos que oferece uma estrutura padronizada de relatórios para ajudar empresas e outras organizações a serem transparentes sobre sua sustentabilidade.

Direitos humanos

São direitos universais inerentes a todas as pessoas, independentemente de sua nacionalidade, raça, religião ou qualquer outra condição, e que permitem uma qualidade de vida mínima aceitável.

Investimento de impacto

São investimentos realizados com o objetivo de gerar impactos ambientais e sociais positivos, bem como um retorno financeiro.

Energia com baixo teor de carbono

É a energia gerada a partir de fontes que emitem pouco carbono, por exemplo, energia eólica, solar ou nuclear.

Avaliação de materialidade

É o processo de identificação de potenciais riscos e oportunidades de ASG para uma organização e suas partes interessadas. Muitas vezes, é o primeiro passo de uma empresa para melhorar sua sustentabilidade.

Toneladas métricas de CO2

É o volume de CO2 em excesso liberado na atmosfera por um determinado processo, em geral, produção de energia ou processos industriais, medido em toneladas (1000 kg).

Equivalente a toneladas métricas de CO2

É o número de toneladas métricas de emissões de CO2 com o mesmo potencial de aquecimento global que uma tonelada métrica de outro gás de efeito estufa.

“Midstream”

É o estágio intermediário na produção e venda de mercadorias que tende a incluir o refino, o processamento, armazenamento e transporte dos produtos.

Mitigação

É um processo que visa reduzir a gravidade das consequências de uma determinada situação. Por exemplo, mitigar as mudanças climáticas investindo em projetos ecológicos.

Escravidão moderna

É o tráfico ou a exploração de qualquer pessoa por meio do uso da força, coerção ou de qualquer outra forma contra a sua vontade. Uma explicação mais detalhada pode ser encontrada na lei sobre escravidão moderna.

Capital natural

Refere-se aos estoques mundiais da vida orgânica como um todo e de outros ativos naturais como solo, ar, geologia e água.

Natureza positiva

Descreve os processos ou investimentos que ajudam a restaurar e regenerar a natureza em vez de danificá-la.

Net zero

Um termo que é tendência e se refere à redução das emissões de gases de efeito estufa por uma organização, região ou país, reduzindo as emissões diretas ou criando um equilíbrio entre a emissão e a remoção dos gases de efeito estufa da atmosfera.

Acordo climático de Paris

É um tratado internacional juridicamente vinculativo que orienta todas as nações a reduzir a emissão de gases de efeito estufa. O acordo é reavaliado a cada 5 anos e também oferece financiamento para economias em desenvolvimento, com o objetivo de promover o crescimento sustentável e a resiliência perante os riscos relacionados ao clima.

Fronteiras planetárias

É um conceito que estabelece nove fronteiras, dentro das quais as próximas gerações poderão continuar a se desenvolver e prosperar.

QSMS

Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

Cenários qualitativos

Comunicação verbal ou visual como um meio de comunicar dados, comumente usada para descrever KPI ou áreas de negócio, em que os dados quantitativos podem estar indisponíveis ou não se aplicarem. Em geral são diagramas, frases ou esboços.

Cenários quantitativos

Usam dados numéricos para declarar o status ou o progresso de KPI. Em geral são apresentados como modelos ou simulações que usam suposições na forma de um modelo de equações e entradas de dados ou coeficientes.

Energia renovável

É a energia originária de fontes naturais que não se esgotam quando usadas, por exemplo, energia eólica, solar ou das ondas.

Enquadramento de relatórios

É um conjunto padronizado de diretrizes que descreve um sistema para que as organizações divulguem informações não financeiras, mas que não possuem indicadores ou requisitos de dados específicos.

SASB (sigla em inglês)

Conselho de Padrões Contábeis Sustentáveis

Metas baseadas na ciência

Metas que oferecem um caminho claramente definido para que as empresas reduzam as emissões de gases de efeito estufa, de acordo com o que a ciência do clima considera necessário para atingir as metas estabelecidas no Acordo de Paris.

Escopo de emissões

Como parte do Protocolo GHG, as emissões nocivas são divididas em 3 grupos chamados escopos:

Escopo 1: todas as emissões diretas de atividades ou operações de uma organização, por exemplo, queima de combustível no local ou o uso de veículos da frota, entre outras.

Escopo 2: emissões causadas indiretamente por uma organização ou suas operações, por exemplo, a compra de eletricidade para usar em suas instalações.

Escopo 3: todas as emissões que não se enquadram nos escopos 1 e 2, mas pelas quais uma organização ainda é indiretamente responsável, por exemplo, viagens corporativas usando meios de transporte público ou privado

Sustentabilidade

Atender às nossas próprias necessidades ambientais e sociais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de fazer o mesmo. A sustentabilidade se aplica em grande parte aos recursos naturais, contudo os recursos econômicos e sociais são igualmente importantes.

Gestão do risco de sustentabilidade

É uma estratégia que alinha os objetivos financeiros de uma organização com suas políticas ambientais. Em última instância, o objetivo é que a empresa promova o crescimento e, ao mesmo tempo, proteja o planeta contra os danos ambientais.

Títulos sustentáveis

São empréstimos para financiar projetos que tenham um claro benefício ambiental ou socioeconômico.

Metas de desenvolvimento sustentável

Compreendem uma lista de 17 objetivos estabelecidos pela ONU em 2015 com o objetivo de “acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que até 2030 todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade”.

Finanças sustentáveis

Diz respeito ao processo de levar em conta elementos ambientais, sociais e de governança (ASG) ao tomar decisões de investimento no setor financeiro, levando a mais investimentos de longo prazo em atividades e projetos econômicos sustentáveis.

TCFD

Task Force for Climate-related Financial Disclosures (uma força-tarefa para divulgar informações financeiras relacionadas ao clima). A TCFD foi criada pelo Financial Stability Board "para realizar a divulgação consistente de riscos financeiros relacionados ao clima para empresas, bancos e investidores, oferecendo essas informações às suas partes interessadas".

TNFD

Task force for Nature-related Financial Disclosures (uma força-tarefa para divulgar informações financeiras relacionadas à natureza). A TNFD foi criada em 4 de junho de 2022 e endossada pelos Ministros das Finanças do G7. O objetivo é fornecer uma estrutura para que as organizações comuniquem e tratem riscos e oportunidades ambientais, bem como aumentem o investimento em projetos positivos para a natureza.

Upstream

É o estágio inicial da produção e venda de mercadorias, incluindo exploração, perfuração e extração.

Cadeia de valor

O conjunto completo de atividades e operações que levam à atividade de criação de valor como a venda de um produto ou serviço.

 

CDP (sigla em inglês)

Projeto de divulgação de questões relacionadas ao carbono

RSC

Responsabilidade Social Corporativa

CSRD (sigla em inglês)

Corporate Sustainability Reporting Directive (Diretrizes de declaração de sustentabilidade corporativa)

FASB

Conselho de Padrões Contábeis

G20

Grupo dos 20

GEE

Gases de Efeito Estufa

GRI

Global Reporting Initiative (Iniciativa Global de Informação)

AIE

Agência Internacional de Energia

ISSB (sigla em inglês)

International Sustainability Standards Board (Conselho internacional de padrões de sustentabilidade)

OECD (sigla em inglês)

Organisation for Economic Co-operation and Development (Organização para a cooperação e desenvolvimento econômico)

SASB (sigla em inglês)

Sustainable Accounting Standards Board (Conselho de padrões contábeis sustentáveis)

SFRD (sigla em inglês)

Sustainable Finance Reporting Directive (Diretrizes de declaração de finanças sustentáveis)